Uma sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) feita entre os dias 31 de março e o último dia 3, com 882 consumidores fluminenses, mostra que 66,1% dos entrevistados pretendem presentear no Dia das Mães. Já 31,2% disseram que não comprarão presentes, enquanto 2,8% ainda não sabem.
Para os que vão presentear, as roupas são as preferidas de 27,1% dos consumidores, seguidas de perfumes ou cosméticos, com 26%, e calçados, bolsas e acessórios, com 12,3%. Segundo a pesquisa, 8,6% darão mais de um tipo de presente e 11,9% ainda não sabem se vão comprar.
O gasto médio com a compra de presentes deve ser de R$ 146 e a movimentação financeira na economia é estimada em R$ 352 milhões. Em 2024, o tíquete médio ficou em R$ 148 e a movimentação financeira em R$ 353.
As lojas físicas em ruas e shoppings têm a preferência de 72,6% dos entrevistados para a compra dos presentes, enquanto 16,8% vão optar pelas lojas virtuais/online. De acordo com a sondagem do IFec RJ, 5,6% dos consumidores afirmaram que comprarão em ambas.
Sobre a Fecomércio
A Fecomércio reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
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