INSS: Aposentados com descontos indevidos já podem consultar nos Correios

Já foram feitos 3,2 milhões de solicitações de devolução dos valores descontados
segunda-feira, 16 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Começou nesta segunda-feira,16, o atendimento dos Correios para aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos em seus benefícios e já procuraram os canais de atendimento há mais de 15 dias para contestar os valores. A partir desta semana, eles poderão consultar presencialmente a resposta das entidades.

Até esta segunda-feira, segundo o INSS, 3,2 milhões de pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, o que corresponde a 97% dos requerentes. Essas pessoas pediram devolução dos recursos. Desse total, 510 mil foram realizados nos Correios (ou 15,5% do total).

Estimativa

O INSS tinha uma estimativa de que cerca de quatro milhões de pessoas foram vítimas de descontos ilegais. No total, 43 entidades foram contestadas. O governo concentrou os atendimentos na plataforma Meu INSS e na central telefônica 135 inicialmente. Depois, esse serviço também passou a ser oferecido em agências dos Correios.

O INSS informou, porém, que quem contestou o desconto irregular pelo 135 precisa fazer a consulta para saber o resultado pelo aplicativo ou em uma unidade dos Correios. É que, por telefone, não será possível visualizar a documentação apresentada pela entidade associativa.

O que é possível fazer nos Correios

  • Consultar se houve algum desconto em seu benefício

  • Contestar descontos não autorizados

  • Confirmar se algum desconto foi autorizado

  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)

  • Analisar documentos enviados por associações

  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

Como funciona o ressarcimento

Os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos em seus benefícios foram informados por aplicativo ou nas agências dos Correios qual associação realizou. Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. Isso pode ser feito apenas por meios digitais, mas, a partir desta segunda, também começou a ser solicitado nos Correios.

As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Não será preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.

(Fonte: Extra)

 

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