As médias e pequenas empresas online em atuação no Estado do Rio de Janeiro movimentaram R$ 199,5 milhões no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, foram comercializados três milhões de produtos, um crescimento de 11% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Os dados são de pesquisa da Nuvemshop, plataforma de e-commerce na América Latina.
“O desempenho das pequenas e médias empresas online do Estado do Rio de Janeiro mostra a relevância desse segmento para a dinamização da nossa economia e a força do comércio eletrônico no estado. Demonstra também a capacidade de adaptação dos empreendedores fluminenses ao ambiente digital e os efeitos positivos das políticas públicas voltadas à inovação, qualificação e apoio aos pequenos negócios, fundamentais para a geração de empregos e renda”, declarou o governador Cláudio Castro.
Segundo a pesquisa da Nuvemshop, o número total de pedidos chegou a 896 mil, 25% a mais que no mesmo período de 2024, com ticket médio de R$ 222,50. Já em relação aos meios de pagamento, o Pix (49,5%) lidera, seguido pelo cartão de crédito, que representa 45,5% dos pedidos pagos. Entre os segmentos que tradicionalmente mais faturam no estado estão Moda, Acessórios e Saúde & Beleza.
Para a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, o e-commerce é uma excelente porta de entrada para quem quer empreender. “Especialmente para novos negócios e pequenos empreendedores, o e-commerce é uma opção atraente pela facilidade de acesso, menor custo inicial e a possibilidade de alcançar um público amplo através da internet”, explicou a secretária.
Ainda de acordo com a Nuvemshop, no ano passado as pequenas e médias empresas do varejo online do Estado do Rio de Janeiro movimentaram R$ 356,5 milhões, resultado 43% a mais que o registrado em 2023. No total, mais de seis milhões de produtos foram vendidos em 2024, representando um aumento de 42% em relação ao ano anterior.
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