Quem declarar o IR até sexta tem mais chance de receber a restituição no primeiro lote

São cinco lotes previstos para este ano, com pagamentos entre maio e setembro
quinta-feira, 08 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
A consulta ao primeiro lote estará disponível a partir do próximo dia 23 e o pagamento ocorrerá no dia 30 por depósito bancário ou Pix, seguindo a opção feita pelo contribuinte ao entregar a declaração. Os contribuintes que enviarem a declaração do Imposto de Renda (IR) até esta sexta-feira, 9, terão mais chances de receber a restituição já nesse primeiro lote — no próximo dia 30, segundo a Receita Federal. Considerando as registradas até agora, mais de 70% das declarações entregues em 2025 têm valores a restituir.

Mais de 70% das declarações entregues em 2025 têm valores a restituir
A entrega antecipada, no entanto, não garante lugar no primeiro lote porque a ordem dos pagamentos segue critérios de prioridade legal. Primeiro, recebem idosos acima de 80 anos, depois aqueles entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores. Na sequência, têm preferência os que optarem pela declaração pré-preenchida e escolherem o Pix como forma de restituição.

Ao todo, são cinco lotes no total previstos para este ano, com o último pagamento marcado para 30 de setembro. Em 2025, 22,6 milhões receberam uma restituição média de R$ 1.482. O prazo final para entregar a declaração do IR é 30 de maio. Quem perder a data está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido.

Calendário de restituições 
  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: