Firjan afirma que, apesar da alta do PIB, medidas fiscais são essenciais para o crescimento

Para a instituição. Brasil ainda precisa crescer mais para atingir patamar de 2013
quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu um comunicado nesta semana no qual considera relevante o crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela ótica da despesa, a instituição destaca a quarta alta consecutiva do investimento (+2,1%), o que eleva a taxa para 17,6% do PIB.

No entanto, a Firjan pontua que essa taxa permanece abaixo dos 21% observados entre 2010 e 2013, bem como da média dos países emergentes, de 32%, revelando que o Brasil ainda precisa sustentar esse nível de crescimento por um longo período até atingir o patamar registrado em 2013.

“Esse cenário de baixo investimento, somado ao novo ciclo de alta da taxa de juros iniciado em setembro e intensificado em novembro, acende um sinal de alerta, uma vez que impõe restrições à capacidade de oferta do país. Por isso, é urgente que a credibilidade fiscal seja restaurada por meio de um controle rigoroso dos gastos públicos e uma comunicação clara e assertiva. Isso é fundamental para reduzir o risco-país, aliviar a pressão cambial e possibilitar uma redução sustentável da taxa de juros. Somente dessa forma será possível garantir um crescimento econômico mais equilibrado para a indústria e promover investimentos, gerando emprego e renda de forma sustentada para a população”, destaca o comunicado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: