A redação de A VOZ DA SERRA vem recebendo, através do WhatsApp (22) 9 9213 9995, diversas reclamações de usuários da Unidade Pronto Atendimento (UPA), do distrito de Conselheiro Paulino, sobre a precariedade da estrutura física da unidade de saúde. Segundo eles, as paredes metálicas da estrutura estão enferrujadas, o piso afundando e, por último, os sanitários masculino e feminino foram interditados, obrigando todo o público a ter que utilizar o banheiro exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs).
Questionamos a ONG Viva Rio, responsável pela gestão da UPA de Nova Friburgo que, por sua vez, informou que a manutenção estrutural da unidade é de competência da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo. Em nota enviada à nossa redação na tarde desta quinta-feira, 14, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras já iniciou as intervenções estruturais necessárias na UPA.
Ainda de acordo com a nota, estão sendo realizados serviços para reforço dos suportes metálicos e substituição de placas de compensado naval que compõem a estrutura da UPA, de modo a permitir a instalação de um novo piso vinílico. A Secretaria informou também que os sanitários da UPA foram interditados, justamente em razão das reformas que estão sendo realizadas, tendo sido manejado todo o público para o banheiro PCD existente, mais amplo. Segundo a nota, não foi reportada à prefeitura a existência de filas para sua utilização.
“Ainda assim, cientificados pela Secretaria de Saúde na quarta-feira, 13, acerca da necessidade de disponibilizar banheiros químicos para melhor atendimento da demanda, a empresa terceirizada responsável pela obra de reforma foi contactada e, nesta quinta-feira, 14, disponibilizou quatro banheiros químicos, sendo três normais e um PCD já instalados na UPA”, finaliza a nota.
Deixe o seu comentário