O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que, na semana comemorativa do Dia dos Pais, entre os últimos dias 5 a 11, em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas do varejo tiveram queda de 1,8% no Brasil. No último fim de semana, quando foi celebrado o Dia dos Pais (11 de agosto), o recuo nas vendas em comparação com 2023, foi de 3,3%. “Com a inadimplência ainda em alta, a prioridade dos consumidores é a reestruturação financeira para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes em segundo plano”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na cidade de São Paulo, o indicador revelou uma queda maior: 2,5% na semana da data, quando comparado ao mesmo período de 2023, e de 3,5% em relação ao fim de semana (últimos dias 9 a 11) x 11 a 13 de agosto de 2023.
Em Nova Friburgo, alguns comerciantes queixam-se da queda nas vendas de presentes para os pais este ano. Mesmo com lojas autorizadas a funcionar até mais tarde nos dias antecedentes à data, o movimento foi considerado abaixo do esperado, mas as entidades do setor ainda não se pronunciaram sobre o movimento registrado.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Para balizar o movimento no comércio neste Dia dos Pais, foram consideradas as consultas realizadas entre os últimos dias 5 a 11 e comparadas às do período de 7 a 13 de agosto de 2023. Para o último fim de semana, foram consideradas as consultas realizadas os últimos dias 9 a 11 comparadas às do período de 11 a 13 de agosto de 2023.
Deixe o seu comentário