Blog de ha50anos_20598

Água: aparentemente, vai bem; na realidade, vai mal

sábado, 10 de maio de 2025

Edição de 10 e 11 de maio de 1975

Manchetes

Edição de 10 e 11 de maio de 1975

Manchetes

Água: aparentemente, vai bem; na realidade vai mal – O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vai muito mal em Nova Friburgo. Apesar das aparências e do sr. Ítalo Spinelli aparecer semanalmente na imprensa, com fotografias generosas, explicando que tudo vai muito bem; água com fartura em todas as torneiras friburguenses etc, mesmo assim  afirmamos que o SAAE vai muito mal, porque ingressou num processo de desorganização administrativa, que não raro, se torna irreversível. A consequência hoje é um débito com o BNH (Banco Nacional de Habilitação) da ordem de 400 milhões de cruzeiros.

Bolsa de Ofertas – A VOZ DA SERRA, procurando, cada vez mais, proximidade com seus leitores, instituiu uma nova coluna: “Bolsa de Ofertas”, visando a venda, troca ou compra dos mais variados artigos. Se você tem algum objeto em sua casa que deseja trocá-lo ou vendê-lo, procure o balcão de anúncios deste jornal na Avenida Nossa Senhora de Fátima. O anúncio custa 5 cruzeiros. Você pode escrevê-lo em até 20 palavras e deixá-lo aqui na nossa redação. Pela primeira vez na história dos jornais da cidade, A VOZ DA SERRA caminha para completar 1.500 assinantes, que pode ser um número bastante expressivo para um veículo de comunicação interiorano.

Cêfel inaugura laboratório - Neste 15 de maio de 1975 o Colégio Cêfel estará em festa. Comemorando seu jubileu de 30 anos de atividades, o Colégio Cêfel e sua congênere, a Associação Educacional e Cultural de Nova Friburgo, estarão inaugurando os primeiros laboratórios destinados à melhoria do ensino no Estado do Rio de Janeiro. Em prédio especialmente construído à Rua Luiza Carpenter (travessa da Rua Baronesa), funcionarão os laboratórios de Física, Eletrônica, Química, Biologia, Eletrotécnica e Línguas.

Renato: Parecer favorável nas Posturas O advogado Renato Heidefelder, a pedido do prefeito Amâncio Azevedo, estudou e emitiu parecer sobre a proposta do vereador Bento Ferreira que modifica artigos do Código Municipal de Posturas de Friburgo. O advogado afirma em seu parecer que o projeto de Bento Faria “quer renovar a medida tarifária da coibição municipal, numa correção de valores que não fere o princípio da liberdade do comércio”.

Torneio: Aniversário da Cidade O Departamento de Tênis, após entendimentos mantidos com o presidente da Federação Fluminense de Tenis, Mário Mamede e com o diretor de Turismo da prefeitura, José Bertão, acertou a realização de um torneio de tênis no município, denominado Torneio Aniversário da Cidade, nas quadras do Nova Friburgo Country Clube. De Nova Friburgo, vão disputar, Ricardo Correia, Paulo Braune, Aloysio de Moura, Sérgio Hintze, Ameletto Mello e Mário Mamede.

Filosofia Será realizado nos próximos dias 30 e 31, o I Encontro de Estudantes de Orientação Educacional e de Orientadores Educacionais de Nova Friburgo. A promoção é do setor de Princípios e Métodos de Orientação Educacional da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e pela Associação dos Orientadores Educacionais do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 15 na secretaria da faculdade.

Bombeiros O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo recebeu mais uma viatura para o emprego e ação neste município, segundo informa um membro do comando da guarnição. A nova viatura tem uso para salvamento e proteção geral, entre os equipamentos está moto-serra (1), empregada no corte de chapa de metal, geralmente em acidentes com veículos; moto-serra (2), para cortar madeira, empregada no salvamento onde se faz necessário corte de árvores e outros materiais similares.

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Deborah Braune (12); Carlos Heidenfelder e Liliam Maria Jabour (13); Gil José Salomão, Hiram Trindade e Marcia Cristina dos Santos (14); Ary Ventura (15); Nyadia Martins, Elzira Xavier, Walmir Matugila e Liliane Andrade (16) e Murilo Cúrio (17).

 

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Alencar quer a Prefeitura de Friburgo

sábado, 03 de maio de 2025

Edições dos dias 3 e 4 de maio de 1975

Manchetes

Edições dos dias 3 e 4 de maio de 1975

Manchetes

MDB já tem: Alencar e Celcyo Folly – Em meio às inúmeras possíveis candidaturas de sucessão à dupla Amâncio Azevedo e Italo Spinelli, uma chapa já se encontra formada por disputar a Prefeitura de Nova Friburgo: a do vereador Alencar Pires Barroso e do também, (embora afastado) vereador Celcyo Folly. O primeiro é candidato a prefeito e o segundo compõe a chapa, candidatando-se como vice-prefeito. Segundo pesquisa da nossa reportagem, reina grande euforia no MDB com a possibilidade de ser lançada a dobrinha Alencar-Celcyo Folly.

Geraldão condenado a seis meses de prisão – Conhecido como o maníaco das Braunes por haver esfaqueado diversas pessoas e mobilizando policiais na sua captura, Geraldo Alves Queiroz, o “Geraldão”, foi condenado a seis meses de detenção e dois meses de prisão simples. Geraldão vai aguardar o julgamento de mais três processos em que está incurso, por haver esfaqueado diversas pessoas nas Braunes.

Ponto final – O médico João Hélio Rocha concedeu esta semana uma entrevista à Rádio Nova Friburgo, através do sr. Aloysio de Moura, quando explicou as circunstâncias do médico José Augusto não ter atendido a uma paciente e esta ter denunciado o fato à emissora local. João Hélio Rocha, falando em nome da entidade máxima dos médicos de Friburgo, explicou as dificuldades que movem a profissão médica quando enfrentam muitos temperamentos e emoções por parte do paciente, que muitos, não compreendem a estrutura em que estão assentados e redigidos.

Centro de Estudos denuncia desmatamento - O diretor executivo do Centro de Estudos e Conservação da Natureza de Nova Friburgo, professor Rosalvo Magalhães, enviou uma carta ao governador Faria Lima, denunciando o desmatamento de diversas áreas do município. Ele afirma que esse desmatamento está colocando em risco todo o sistema ecológico e a proteção dos mananciais de água e região. O fato constituiu uma séria ameaça à vazão fluvial e a normalidade do abastecimento de água à população.

Educação faz concurso – A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro prometeu que ao final de semana serão conhecidas as normas do concurso que habilitará três mil novos professores contratados. O exame que deverá ser realizado em maio próximo para cada região. Nos municípios em que não há faculdades serão aceitos os títulos obtidos em cursos de nível médio, como o normal e de estudos adicionais. Naqueles que possuem cursos superiores, de curta duração, serão exigidos diplomas de conclusão.

Editorial - “Anotemos na agenda histórica da cidade o dia 23 de abril de 1975. Neste dia a Câmara Municipal aprovou em discussão final a deliberação 901/75, de autoria do vereador Geraldo Pinheiro, que proíbe o licenciamento de carros volantes e consequentemente propaganda – volante em Nova Friburgo. A Câmara Municipal, por muito que tenha errado na atual legislatura, redimiu-se aprovando esta importante deliberação.

Pílulas

Durante o ano de 1974, a Prefeitura de Nova Friburgo atrasou o pagamento de seus funcionários. O atraso variou de 15 até 30 dias. Fontes oficiais justificaram, por diversas vezes, essa demora por se tratar de “final de exercício” e que a prefeitura estava em regime de “contratação de despesas”, dando a entender que naturalmente logo nos primeiros meses de 1975 o funcionalismo iria receber seus parcos vencimentos em dia.

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversário de: Yonara Pereira (5); Maria Nilce, Gilberto Vassalo e Alice Cúrio (6); Maria da Glória Ventura e Heber Alves (7); Libaneza Namem e Sérgio Martins (8); Edgard José (9); Humberto Neto (10);  Carlos Jayme e Rosa Ferez (11); Ernesto Afonso e Deborah Braune (12).

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Carros-volantes acabaram: vitória da Câmara de Nova Friburgo

sábado, 26 de abril de 2025

Edição de 26 e 27 de abril de 1975

Cidade registra oito mortes por meningite. População é vacinada

Manchetes

Edição de 26 e 27 de abril de 1975

Cidade registra oito mortes por meningite. População é vacinada

Manchetes

Carros-volantes acabaram: vitória da Câmara de Nova Friburgo – Os carros-volantes de propaganda têm prazo até 31 de dezembro para circular nas ruas de Nova Friburgo. A partir de 1º de janeiro de 1976 não será mais concedido mais o ISS. Vitória do vereador Geraldo Pinheiro no combate a poluição sonora na cidade que tanto incomodava os moradores. O projeto do vereador tramitou na última reunião na Câmara Municipal de Friburgo e foi aprovado por unanimidade com uma crítica à situação exasperante que este tipo de poluição causa na população friburguense.

Mais poluição sonora – O vereador Geraldo Pinheiro informou que vai dar entrada no Legislativo friburguense no requerimento endereçado ao comando da Polícia Militar recomendando maior atenção fiscalizadoras às descargas livres de veículos que transitam em nossas ruas fazendo muito barulho. O vereador disse que é muito grande o número de veículos que apresentam esta irregularidade.

Meningite: oito mortes – O médico José Arnaldo Faria Salomão, chefe do posto de saúde local informou que nos últimos meses foram registrados em Friburgo 76 casos de meningite com oito mortes. As aplicações da vacina foram encerradas em Friburgo nesta semana. A equipe de vacinação estará nos próximos dias em Sapucaia, Carmo, Sumidouro, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim e Duas Barras. Em entrevista para A VOZ DA SERRA o médico José Salomão disse que “durante a semana serão fornecidos os resultados da blitz de vacinação em Nova Friburgo, mais que poderia prever um sucesso sem precedentes”.

Arena pode lançar Heródoto - As bases e a cúpula da Arena local, pouco a pouco, vão se fixando num denominador comum, relativamente à sucessão do prefeito Amâncio de Azevedo no próximo ano. Nas atuais circunstâncias, deve ser o conhecido engenheiro Heródoto Bento de Mello. O ex-prefeito, guindado por situação excepcional, marcou o seu mandato com a melhor e mais revolucionante administração municipal da história friburguense até o momento.

Célio Ivo pede demissão – O advogado Célio Ivo Costa Freitas pediu esta semana demissão do cargo de assessor jurídico do Setor Autônomo de Água e Esgoto de Nova Friburgo (SAAE) em caráter irrevogável. Célio Ivo atuou decisivamente na campanha eleitoral que deu a vitória ao atual prefeito. Já havia ocupado a direção do SAAE e ultimamente ocupava o cargo de assessor jurídico daquele serviço.

Documentário sobre Nova Friburgo – Já está pronto o documentário em cinemascope sobre Nova Friburgo, rodado a cores, com dez minutos de duração e que será lançado em nossa cidade no dia 10 de maio, no Cine Eldorado, quando da avant-premiére, do filme “Motel”. O documentário foi exibido esta semana em sessão especial para alguns convidados. Tem a produção de José Carlos Ruiz, direção de Aécio de Andrade e texto de João Carlos de Teixeira. O filme ganhou o prêmio INC e tem circulação obrigatória em todos os cinemas do Brasil.

Novo colunista - Formado em medicina pela antiga Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, tendo recebido seu diploma em 1924, ele exerce, há mais de 60 anos a medicina no campo neuropsiquiátrico, estando atualmente dedicado à neuropsiquiatria infantil. Apresentamos o dr. Hilídio Corrêa de Oliveira Lyra, que estreia em A VOZ DA SERRA assinando na 8ª página desta edição, uma coluna sobre crianças, versando sobre o título “Excepcionais”. 

Ação Social Anchieta - Será realizada no Clube do Xadrez neste 26 de abril uma noite festiva coordenada pela Ação Social Anchieta com um jantar beneficente com renda revertida para as obras sociais da cidade. O programa consta de show, com Telinho, com música popular, nostálgica, clássica e desfile de moda coordenado por Francis.

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Ronaldo Ihns e George Henze (27); Mário Jabes, Irene de Souza, Waldir Vial, Luiz Gonzaga e Nadir Fernandes (29); Tanusse Pereira, Waldemar Ferreira, Miriam Fátima, Joventina Leite e Carlos Henrique (30); (maio) – Conceição Côrtes, João Galinho e Laura Maria (1º); Abel Rodrigues (2), Marly Marlene, Ned Torres, Rafael Pecci, Regina Maria, Juvenal Evêncio, Hebert Georg e Janete Maria (3); Maria Natividade, Silva Luma e José Pires (4).

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Amâncio de Azevedo quer mais dinheiro

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Edição dos dias 19 e 20 de abril de 1975

Prefeito pediu autorização à Câmara para contrair empréstimo de 540 milhões de cruzeiros 

Manchetes

Edição dos dias 19 e 20 de abril de 1975

Prefeito pediu autorização à Câmara para contrair empréstimo de 540 milhões de cruzeiros 

Manchetes

Amâncio quer mais dinheiro – O prefeito de Friburgo, Amâncio de Azevedo, não nos permite um “relax”, sequer um descanso nas críticas à sua administração. Realiza uma coisa boa, mas continua, e já é uma rotina, fazer tudo o mais, muito mal. Nesta semana apuramos mais uma mensagem do prefeito tramitando pela Câmara Municipal. Na mensagem, Amâncio solicita mais uma vez, o que também já é rotina, uma nova licença da Câmara para contrair um novo empréstimo, desta vez na ordem de 540 milhões de cruzeiros (usamos cruzeiros velhos que é para ficar bem patente como o nosso imposto está sendo duplicado à longo prazo).

Homenagem incompleta – Há quase um ano, numa homenagem mais que merecida, mudava-se o nome da Praça D. João VI, para Praça Dr. Dermeval Barbosa Moreira. Era uma homenagem que se impunha: O dr. Dermeval Barbosa Moreira foi um dos maiores friburguenses de todos os tempos. Mas até hoje, a municipalidade não se lembrou de mudar as placas e setas indicativas que indiquem que aquela praça se chama Praça Dr. Dermeval Barbosa Moreira.

Taça do Colonizador – Mais de uma centena de bolonistas de todo Brasil já se encontram na cidade para a disputa VII Taça do Colonizador, uma promoção do Nova Friburgo Country Clube. Os bolonistas, que estão em Friburgo, representam dez clubes brasileiros de maior expressão no esporte de bolão. Com a inauguração, em 1969, das mais modernas pistas de bolão, essa modalidade começou a crescer em Friburgo e ganhar expressão estadual e nacional. A Sociedade Esportiva Friburguense e o próprio Nova Friburgo Country Clube defendem Friburgo na disputa.

Professor. Amaury: Mais um friburguense na fusão do Rio com a Guanabara – Um dos raros friburguenses que passaram a fazer parte da estrutura do novo Estado do Rio de Janeiro depois da fusão com a Guanabara, o professor Amaury Pereira Muniz teve seu nome confirmado no novo Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Falando à nossa reportagem o professor Amaury disse “se sentir feliz com sua confirmação no Conselho Estadual de Educação, principalmente por ser mais um friburguense e fluminense a participar de tão importante órgão”.

Ano 30: Ora essa – Os acontecimentos desenrolados nesta cidade, nesses últimos dias, provocados por incontinência de linguagem de “A Paz” deram motivo aos maiores e mais variados comentários nas rodas dos cafés. Em tais comentários, em geral, diz-se que membros da oposição pretendem lançar sobre o prefeito da cidade a culpa como fomentador da justa revolta do operariado friburguense, diante da afronta inominável. O único ato praticado pelo prefeito foi de estar presente ao comício.

Comandante Braz – Segundo informou a gerência da Fábrica Filó, mas uma importante aquisição foi feita por aquela indústria como a contratação do comandante Braz para a Gerência Geral de vendas da região Centro-Norte. O comandante Braz tomará posse ao seu cargo no dia 1º de maio deste 1975.

Pílulas 

Aumento do funcionalismo municipal - Saiu, enfim, o aumento do funcionalismo público municipal. O prefeito Amâncio de Azevedo, através do boletim informativo da municipalidade transmitido pela Rádio Sociedade de Friburgo, ele deu publicidade ao reajuste e preparou as justificativas para o fracasso de sua administração, afirmando que para poder conceder o aumento terá que paralisar “obras” em curso pela cidade. O curioso é que no governo que antecedeu o atual, foram concedidos dois aumentos de 20% cada, além de benefícios, como transformação de quinquênio ou triênio, onerando muito mais a folha de pagamento do pessoal, em apenas dois anos.

Aniversário de 30 anos de A VOZ DA SERRA: mensagens de Zuenir e Dalva Ventura - A repercussão dos artigos especiais publicados por ocasião da nossa edição especial do aniversário de 30 anos de circulação do jornal, transcorridos neste 7 de abril de 1975, principalmente o assinado pelo jornalista internacional Zuenir Ventura é mais que merecida. Deixando de lado a modéstia, os artigos do nosso 30º ano, gabaritaram o nosso jornal e se tornaram pequenas amostras dos sempre capazes Zuenir e Dalva Ventura, jornalistas de primeira linha.

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversário de: Mariana Cúrio, Júpiter José Nicolau, Aryosaldo Ventura, Anna Pinel e Walter Saldanha (21); Waldir Schuabb, Maria Levorato, José Afonso, Renato Vieira e Marilda Mesquita (22); Benedito Pedro Mastrângelo e Mônica Cariello (23); Max Paulo, Antônio Vazilotta e Olga Villa (24); Nelson Oliveira (25); Matilde Carpenter, Horácio Cortez e Kátia (26).

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Poluição sonora sofre a primeira derrota em Friburgo

sábado, 12 de abril de 2025

Edição de 12 e 13 de abril de 1975

Confirmada desapropriação de terreno para construção de cemitério em Olaria 

Manchetes

Edição de 12 e 13 de abril de 1975

Confirmada desapropriação de terreno para construção de cemitério em Olaria 

Manchetes

Poluição sofre a primeira derrota - Um projeto de autoria do vereador Geraldo Pinheiro que pede a proibição do emplacamento de carros-volantes de propaganda em Friburgo foi discutido na Câmara Municipal e aprovado em primeira discussão. O tema é alvo de muitas reclamações na cidade devido ao barulho desses carros. O vereador, no entanto, ao falar sobre a mensagem em sua primeira discussão, disse que abrirá um adendo na matéria, já que em algumas circunstâncias, há a necessidade da utilização desses carros-volantes para veicular mensagens urgentes e de interesse imediato da população friburguense.

Aniversário de A VOZ DA SERRA - O expediente final da Câmara Municipal, em sua última reunião foi dedicado ao aniversário de 30 anos de A VOZ DA SERRA, comemorados neste 7 de abril de 1975. Falaram enaltecendo o jornal os vereadores Irineu Mineiro, Carlos Schuenck, Francisco Porto, Geraldo Moura e Manoel Carneiro de Menezes. O vereador Francisco Porto lembrou das dificuldades de um jornal do interior se manter e salientou a bravura de A VOZ DA SERRA que, ao comemorar três décadas de fundação, é um órgão de grande expressão para os friburguenses. Carlos Schuenck lembrou o nome Américo Ventura Filho, falecido em 1973, como guardião de nossas causas e saudou o jornalista Paulo Santos Pena Vigorosa por sua atenção na redação do jornal.

Transmissão de TV: Dificuldades - Para que os friburguenses vejam os jogos de futebol em circuitos fechados transmitidos do Maracanã, pela TV Nova Friburgo é preciso muita paciência devido as dificuldades para sintonizar o canal. Mantido pela TV Rio e ganhando um pouco mais do que um salário mínimo, o técnico da torre do Caledônia, juntamente com mais três ajudantes, lutam contra a dificuldade de acesso à torre e a precariedade das instalações.

Encontro Infantil de Artes - O sr. Julio Cézar Cavalcanti classificou como um sucesso absoluto a realização do Encontro Infantil com as Artes que  agora será realizado todos os domingos entre 9h e 12h na Prça Dermeval Barbosa Moreira. Para que as crianças participem deste evento, basta se dirigir até lá sem necessidade de inscrição. Quem chegar, tomará assento numa prancheta e executará o seu trabalho tendo orientação artística.

Cemitério de Olaria – O Departamento de Imprensa e Divulgação da Prefeitura de Nova Friburgo (DID) confirmou a desapropriação de uma área de terra no bairro Olaria, com 54 mil metros quadrados, para a construção de um cemitério público. O ato de desapropriação da área já foi assinado pelo prefeito e vai se situar próximo ao conjunto Roseiral. Segundo informou o DID, esta foi a única área disponível encontrada pela prefeitura da cidade, já que o local, anteriormente previsto, Conselheiro Paulino, já está saturado de construções.

Táxis: Levantamento - A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Nova Friburgo, está anunciando o cadastramento de todos os motoristas e proprietários de táxis. O levantamento será feito junto ao Detran, INPS e ao sindicato da classe. Logo após será elaborado um novo regimento para o serviço.

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Han Widermann, Laércio Rangel Ventura, Rogério Coelho, Alexandro Chevrand e Yrma Marreto (14); Lúcia Bazzetti (15); Dylma Ventura, Gisele Maria Bastos, Therezinha Rangel, Roberto Abicalil, Elias Monteiro, Waldir Ramalhete, Sebastião Pinheiro e Hilda Thuler (16); Elvira Azevedo (17); Galdino Carrielo e Márcio Cláudio (18); Johannes Schulupp; Moacyr de Araújo, Oswaldo Torres, Maria Carmen Daniel e Ralph Jansenn (19); Ricardo Ribeiro, Luiz Freitas, Zally Spinelli e Virginia Azevedo (20).

 

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim 
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A VOZ DA SERRA - três décadas de lutas

sábado, 05 de abril de 2025

Edição de 5 e 6 de abril de 1975

Manchetes

Edição de 5 e 6 de abril de 1975

Manchetes

Três décadas de lutas – Este 7 de abril de 1975 é um marco indelével nos anais do jornalismo em Nova Friburgo. No afastado ano de 1945 surgia, para as lides do periodismo nacional, A VOZ DA SERRA, que agora completa seis lustros de serviços inestimáveis prestados à coletividade de nossa terra, cujos anseios de progresso sempre tiveram nela um arauto indormido, baluarte imbatível na defesa das boas causas, trincheira dos ideias da democracia e do nacionalismo mais externado, bandeira que jamais se abateu no fragor das batalhas em que se empenhou. O autor dessas linhas, um dos seus fundadores e seu primeiro diretor, foi convocado pela sua ilustre redação a dar um depoimento sobre como surgiu e como progrediu esse órgão de imprensa, sem dúvida um dos mais atuantes do jornalismo interiorano do Brasil.

Obrigado - Gente boa, leitores, assinantes, todos quantos nos prestigiam, semanalmente. Especialmente aqueles, comércio, indústria, profissionais liberais que estão conosco sempre com suas mensagens publicitárias, prestigiando A VOZ DA SERRA. Nesta edição especial, do nosso 30º ano de fundação, não sabemos como agradecer a todos aqueles que nos prestigiaram. Só podemos dizer uma coisa: Muito obrigado a todos! Não esqueceremos de todos os que nos prestigiam e nos prestigiaram neste nosso 30º aniversário.

Os 30 anos de Uma Voz - Por Dalva Ventura (Bloch Editores) - “Ele (meu pai, Américo Ventura) passava a maior parte de seu tempo batendo nas teclas de sua velha máquina de escrever. Uma Remington quase de museu. Batia com apenas dois dedos, numa rapidez que, se não chegava a surpreender, valia pela perfeição na construção das frases. Isso porque os períodos já vinham acabados de sua cabeça e só era necessário registrá-los no papel. Nunca o vi modificando um original e isso me deslumbra até hoje. Estou falando nele porque A Voz da Serra está para mim profundamente ligada ao seu nome. Desde menina partilhava da construção semanal do jornal, a seu lado. E embora esta participação nunca tivesse sido ativa, ela veio a influenciar toda a minha vida, sob todos os pontos de vista.

Nas sextas-feiras à tarde em geral, o jornal já estava pronto. E o nosso Ventura chegava em casa com um exemplar fresquinho, embaixo do braço, com um assobio mais feliz nos lábios. A cada novo número de A Voz da Serra ele sabia que tinha vencido, mais uma vez. Ele tinha orgulho do jornal que fazia. Sinto que ele amava intensamente o produto final daquele trabalho honesto e cuidadoso. Ele idealizava sua profissão e acreditava nela com força, tenho certeza que A Voz da Serra de seu tempo tinha como único objetivo o de servir a Friburgo. Chegava a constituir de certa forma uma formação de opinião na cidade, estando preso unicamente a posição de seu diretor: opinião honesta, íntima e real.” 

Sociais

Neste dia especial A VOZ DA SERRA completado o seu 30º aniversário. Nosso primeiro número surgiu exatamente no dia 7 de abril de 1945. Junto com A VOZ DA SERRA, festejam aniversário também Sônia Cristina, Alfredo Almeida e Romélia Felga (7); Elias Caputo e Hebe El-Jaick (8); Marly de Assis e Elza Cortês (9); Ezídio Silva e Rejane Lafayte (10); César Guinle, Reny Dessanti, Maria Ângela e Tânia Angela (11); Jayme Segal, Afrânio Veiga, Manoel Carneiro e Yolanda Meconi (12); Laura Milheiros, Edith Pinheiro e Luzia Maria (13).

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Meningite tem vacina em Nova Friburgo

sábado, 29 de março de 2025

Edição de 29 e 30 de março de 1975

Manchetes: 

Edição de 29 e 30 de março de 1975

Manchetes: 

Meningite tem vacina em Nova Friburgo - Os friburguenses, finalmente, poderão ser vacinados contra a meningite. Todo um esquema já se encontra funcionando no Jardim de Infância Eliza Teixeira de Uzêda, no centro da cidade. A vinda da vacina para Friburgo foi promovida graças a ação da professora Carlinda Vianna junto às autoridades sanitárias do Rio de Janeiro, quando de sua visita, juntamente com os alunos do Jardim de Infância, àquela cidade no último dia 21, para a vacinação contra meningite.

A VOZ DA SERRA celebra o 30º aniversário - No próximo dia 7 de abril deste 1975, estaremos completando 30 anos de luta. A VOZ DA SERRA, fundada em 7 de abril de 1945, jamais sofreu interrupção em sua circulação normal. Dezenas de mensagens congratulatórias já começam a chegar à nossa redação. Desde já agradecemos ao comércio, indústria, associações de classes, profissionais liberais, clubes sociais que nos honraram, procurando-nos para suas mensagens congratulatórias e publicitárias. Continuamos recebendo mensagens de quantos queiram participar da edição especial, comemorativa dos nossos 30 anos que está sendo orgulhosamente preparada.

Plantão das farmácias - Há cerca de dois anos estamos denunciando neste jornal o absurdo que acontece em Friburgo. Uma cidade com cerca de 100 mil habitantes ainda não tem farmácias funcionando com plantões noturnos. As reclamações continuam a chegar em nossa redação. Apelamos, mais uma vez, pela sensibilidade do sr. secretário municipal de Saúde uma solução para esse apelo coletivo.      

Rotary movimenta a cidade - O Rotary Club de Friburgo se apresenta na 46ª Conferência Distrital com dois trabalhos que estão sendo aguardados com grande expectativa: “Poluição do Meio Ambiente”, do arquiteto George Henze e “Prospecção Social de Casas da Amizade”, à cargo da professora Suzi Soares da Cunha. Um grande jantar de confraternização reunindo os 800 rotarianos e convidados, encerrará a 46ª Conferência Distrital que ocorrerá no salão social do Nova Friburgo Country Clube.

Câmara aplaude A Câmara Municipal de Friburgo, através do vereador Carlos Schuenck, apresentou no plenário, aplausos ao jornal A VOZ DA SERRA pelo artigo inserido na coluna “Cidade”, onde focaliza o papel da Câmara junto a comunidade friburguense. O vereador Carlos enalteceu o jornal como uma fonte noticiosa onde aborda problemas da comunidade de maneira sincera com alto espírito de produzir um jornalismo sério e objetivo.

Trabalhador ganha 43% - Acordo coletivo, vigorando desde o último 1º de março, foi firmado entre os sindicatos dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Nova Friburgo (empregados) e o de Hotéis e Similares de Nova Friburgo (patrões). Pelo acordo assinado entre as duas entidades de classe, os trabalhadores do ramo hoteleiro tiveram seus salários elevados em  43%.

Aleluia! Aleluia! – Friburgo recebe uma população extra, calculada em cerca de 15 mil visitantes. A rede hoteleira, como sempre, preparou-se e encontrou-se à altura das contingências. Churrascarias, supermercados, bares, lanchonetes e restaurantes procuraram reforçar seus estoques de mercadorias para a Semana Santa.

Merenda escolar A seção Merenda Escolar de Friburgo lançou o concurso “Melhor Horta Escolar” do município. O concurso comemora a Semana da Alimentação. As professoras interessadas deverão inscrever suas escolas no serviço “Merenda Escolar”, onde receberão as sementes e a orientação sobre a formação da horta que deverá ser trabalhada nas escolas com os alunos. O encerramento do concurso será em setembro.

Setas - A Prefeitura de Friburgo publicou no jornal O Fluminense, de Niterói, um aviso de concorrência pública para aquisição de setas indicadoras de ruas, paradas de ônibus e turismo. No dia da publicação do edital, uma kombi percorreu as 12 bancas de jornal da cidade e seu motorista comprou todos os jornais com a publicação do edital.  

 

E mais: 

  • Homem morre atropelado na Avenida Roberto Silveira 
  • Colisão entre kombi e Fusca deixa um ferido na Rua São Paulo

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Maria de Lourdes Souza, Ronaldo Duque, Brasília Moreira e Eugênio Francisco (1º de abril); Luiz Pecci, José dos Santos, Eliana Baptista, Jayme Siqueira e Augusto Claudio (2); Elizabeth Ventura (3); Denise Coutinho (4); Ary Quaresma (5); Alba Maria Caputo, Cid Cardoso e Vitória Hepp (6).

Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Mercadão ganha na Justiça e pode ser liberado

sábado, 22 de março de 2025

Edição de 22 e 23 de março de 1975

Manchetes

Edição de 22 e 23 de março de 1975

Manchetes

Mercadão pode ser liberado - Fechado, desde de fevereiro de 1973, com base num parecer do vereador Bento Ferreira Netto, então diretor de Posturas da municipalidade, o Mercado Presidente Médici, popularmente conhecido como Mercadão, na Vila Amélia, ganhou na Justiça, o direito de voltar à funcionar, com base em um parecer da Comissão de Peritos, constituída pelos engenheiros Manoel Henriques Vilarinho, Oswaldo Lúcio  e Edilson Vidal, ambos do DER-RJ. Assunto foi tema do editorial “Fim de uma pequena vingança”. 

Dirceu Spitz é o novo vice-presidente da Câmara Municipal - O médico Jofre Ferreira Cunha foi um dos eleitos, por votação, para o cargo de vice-presidente da casa legislativa, mas não levou. Segundo parecer consignado pelo consultor jurídico da Câmara, somente no segundo escrutínio é que se poderia julgar o desempate, considerando-se a maior idade. Toda a bancada da Arena, liderada por Sebastião Pacheco, retirou-se do plenário e informou que não participava de nova eleição. Feita a votação o vereador Dirceu Spitz sagrou-se eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Cantelmo é candidato a prefeito - Vereador em outras legislaturas tendo sido eleito com expressiva votação no último pleito, o vereador Francisco Ribeiro Cantelmo está cogitado para uma candidatura. Cici Cantelmo, como é mais popularmente conhecido, tem o apoio do grupo arenista que julga agora ter chegado a vez do campo, ainda mais que o eleitorado já se encontra saturado de candidatos da cidade, que pouco ou nada fazem, nem pela população urbana, muito menos pela população rural.

Imposto de Renda não se discute: Cobra-se - Este 26 de março é o prazo limite para a entrega das declarações do Imposto de Renda de 1975. A não apresentação das declarações vai implicar em pagamento de 1% adicional e mensal sobre o valor de seu imposto. Mas, o castigo é maior se você, leitor, não tiver que pagar imposto e tiver direito a restituição.

Jovem friburguense no “staff” da Fusão - Um jovem, competente, friburguense de nascimento, tendo aqui exercido brilhantemente a profissão de advogado, o dr. Humberto Peña de Moraes é hoje um dos principais assessores da Secretaria de Justiça do Governo do almirante Faria Lima que assumiu na semana passada após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara.

Nova lei aposenta aos 70 anos – Vicente de Paula, 74 anos residente no bairro Barreto, em Niterói, foi o primeiro beneficiário do Estado do Rio de Janeiro na lei 6.179/74, que garante aposentadoria à maiores de 70 anos que tenham contribuído com, pelo menos 12 meses para qualquer instituição previdenciária, integrada ao INPS.

Motorista é baleado - O motorista José Lopes Cordoeira, 32 anos, morador da Rua Augusto Severo, foi baleado por um policial rodoviário, no posto de Mury. O motorista profissional foi socorrido no Hospital São Lucas e, depois, apresentou-se à Promotoria que indiciou o exame pericial do veículo. José contou que voltava do Rio de Janeiro e ao passar por Mury foi atingido por um tiro. Agressão deixou toda a classe revoltada. Patrulheiro explicou que, o posto foi avisado de um roubo ocorrido em São João de Meriti, praticado em um carro semelhante ao que Cordoeira dirigia.   

Arena pode ganhar Adhemar – Médico de grande clínica, oficial reformado da nossa Marinha de Guerra, ex-diretor da LBA, ex-coordenador do Plano Nacional de Saúde, o dr. Adhemar Alves de Araújo é forte candidato à presidência da Arena, em substituição ao sr. Paulo Cordeiro.

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Richard Ihns e Cezar Guinle (24); Elvirinha Gandur, Neuza Ruiz e Lúcia Beatriz (25); Wilson Campos e Lêda Pinheiro (27); Norma Tavares e Márcio Silva (29); Joaquim Pereira Bispo e Telma Rocha (30).

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Prefeito Amâncio Azevedo renuncia ao diretório do MDB

sábado, 15 de março de 2025

Edição de 15 e 16 de março de 1975

Estado do Rio de Janeiro com novo governador: Faria Lima   

Manchetes

Edição de 15 e 16 de março de 1975

Estado do Rio de Janeiro com novo governador: Faria Lima   

Manchetes

Amâncio renúncia ao diretório do MDB – Em carta enviada ao presidente do diretório do MDB em Friburgo, o prefeito municipal Amâncio Mário Azevedo pediu renúncia do seu cargo (presidente de honra), afirmando que faltou unidade e fidelidade de alguns vereadores friburguenses. O prefeito Amâncio Azevedo disse que a derrota do vereador Dirceu Spitz, na disputa do cargo de vice-presidente do Legislativo, mostrou que o partido possui falsos emedebistas. A carta de renúncia do prefeito ao Diretório MDB, foi lida na Câmara Municipal pelo vereador Geraldo Silva.

Mau atendimento no INPS -  O posto do INPS em Olaria está sofrendo muitas críticas pela qualidade do atendimento dado aos seus dependentes. No mesmo local já ocorreram duas agressões a médicos. Agora o radialista Moisés de Moraes Filho é quem denuncia: “Uma atendente do setor de Radiografia não tem a mínima condição de ocupar tal cargo pois ofende os dependentes e não tem paciência para contornar os inúmeros problemas surgidos. O INPS precisa reformular seu quadro de atendimento para que a população tenha um serviço melhor”, clamou o radialista. 

Faria Lima tome posse no Governo do Estado do Rio de Janeiro – Uma data histórica para o novo Estado do Rio de Janeiro que começa a partir de agora a contar um novo tempo, integrando 4.742.884 fluminenses com 4.251.978 cariocas, formando assim a mais nova unidade da Federação. A posse do governador Faria Lima foi prestigiada por políticos de Nova Friburgo: os deputados Feliciano Costa e Waldir Costa e o prefeito Amâncio Azevedo.

Problemas na Câmara. Presidente é da Arena - Deu zebra na escolha de vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo. Dirceu Spitz empatou com Jofre Costa. Este, por ser mais idoso, ganhou a parada. Agora um arenista ocupa um cargo importante no Legislativo e na prefeitura, muita discussão sobre o assunto durante toda a semana. Ninguém sabe quem apoiará Dirceu na hora do voto. O presidente Manoel Carreiro de Menezes diz que está tranquilo e só espera para iniciar o seu trabalho à frente do Legislativo.

Poluição sonora - O vereador Geraldo Pinheiro informou que o projeto que proíbe a circulação de carros volantes de propaganda nas ruas de Friburgo foi encaminhado para análise da Comissão de Justiça. Parecer é aguardado para o mês de abril. Aguardemos. 

Processos policiais – Os graves acidentes registrados na localidade de Barracão do Mendes por sete policiais militares, foram minuciosamente levantados. O Comandante da Indepol, falando à imprensa, afirmou que quatro policiais foram destituídos da guarnição e removidos para Niterói. Três outros foram detidos em Friburgo. PM diz que cumpriu seu dever.

Colisão - A Polícia registrou colisão entre dois veículos no quilômetro 56 da estrada Friburgo-Rio. Na localidade conhecida como Duas Pontes se chocaram em um Fusca EA-64-26 e um caminhão Mercedes -Benz EC-80-15. Registro de danos colaterais.

Marlene fará show em Friburgo - A extraordinária artista dos palcos brasileiros, Marlene, vem aí e está com um espetáculo marcado para este 22 de março de 1975, no Clube Marabá. Confirmando sua presença, a artista adiantou que se apresentará com a peça “Te pego pela palavra”, um dos seus recentes sucessos, apresentados na Guanabara.

Rosemberg: de Friburgo para a TV Tupi Carlos Rosemberg está se despedindo de Nova Friburgo. Achou um filão no Rio de Janeiro e já está de malas prontas. Vendeu seu apartamento na Avenida Alberto Braune, seu sítio no Prado, equipamentos, móveis etc e assinou contrato com a TV Tupi. Comprou um apartamento em Icaraí, Niterói, e um pequeno apartamento em Ipanema, badalada praia da Guanabara, para as gravações.

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Carlos Manoel Alves, Jacy Vassalo e Wagner Almeida (17); Maria Sara Hamelmann e Victor Eduardo Hamelmann (18); Edísio José Alves e José Bizotto (19); Sylvia Sichel, Dalvacy Rego Almeida, José Gonçalvez Bertão e Jamila Borges (20); Alberto Leonel Barcellos, Flora Sertã, Carlos Jardim, Maria José Jardim e Maria Lessa (21); João Baptista (22); Aracy Cúrio, Arlindo Angelino e Gizzle Passenato (23).

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Governador vem a Friburgo inaugurar a subestação de energia

sábado, 08 de março de 2025

Edição de 8 e 9 de março de 1975

Obras de construção do teleférico da Praça do Suspiro vão começar 

Manchetes:

Edição de 8 e 9 de março de 1975

Obras de construção do teleférico da Praça do Suspiro vão começar 

Manchetes:

Padilha inaugura subestação da CELF - É ansiosamente aguardada em Nova Friburgo a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Raymundo Padilha. Ele ficará hospedado no Hotel Buscky, e viaja à nossa cidade para entregar as últimas obras de seu governo. Em Nova Friburgo, o chefe do Executivo fluminense vai inaugurar a sub-estação da Centrais Elétricas Fluminenses (CELF), que vai aumentar o abastecimento energético do município.

Teleférico: começam as obras - Fontes da municipalidade informaram a este jornal que, no próximo mês, terá início a construção, na Praça do Suspiro, do teleférico de Friburgo. Até o mês de setembro as obras estarão concluídas.

Geraldo Pinheiro quer apoio aos lavradores - O vereador Geraldo Pinheiro (Arena) voltou a criticar o supermercado ABC por desprestigiar os lavradores de Nova Friburgo ao adquirir mercadorias de Teresópolis e Petrópolis para revenda aos clientes friburguenses relegando a um segundo plano o homem rural do município.

Menezes é o novo presidente da Câmara - Por dez votos contra seis, Manoel Carreiro de Menezes foi eleito presidente da Câmara de Nova Friburgo. A mesa foi composta por: presidente, Manoel Carreiro de Menezes, e como vice-presidente, o médico Jofre Costa, que empatou com o vereador Dirceu Spitz por oito votos. O médico friburguense obteve a vitória como manda o regulamento, por ser mais velho.

Roubos aumentam - Aumentou em 30% o número de assaltos em Nova Friburgo nos meses de janeiro e fevereiro em relação a igual período de 1974. A Polícia Civil está realizando blitzes diárias na tentativa de deter a onda de assaltos na cidade.

Tentativas de suícidio – Duas jovens, a primeira de 15 anos e outra apenas de 11,  tentaram suicidar-se tomando forte dose de barbitúricos. As jovens R.R.B, 15 anos e S.G.B, 11 anos, residem na Avenida dos Ferroviários em Conselheiro Paulino e foram socorridas no Posto de Urgência e, felizmente, estão fora de perigo.  

Vilage sem Eduardo - O figurinista Eduardo Rodrigues acaba de deixar o Grêmio Recreativo Vilage no Samba. Os motivos da saída de Eduardo Rodrigues não foram revelados por aquela entidade carnavalesca.

Ricardo Bandeira prestigia o jubileu do CNFComemorando seu Jubileu de Prata, o Colégio Nova Friburgo promoveu a vinda a Friburgo de Ricardo Bandeira, um dos maiores mímicos do mundo, considerado o 2º artista de mímica da atualidade, só perdendo para o legendário francês Marcel Marceau.

 

Pílulas

  • Incrível, para não dizer ridícula a participação de Nova Friburgo, ou melhor, a importância que foi dada, principalmente pela prefeitura, a um programa de televisão no qual aconteceu uma disputa entre alguns municípios. A ideia em si, já é velha, o nível baixíssimo, no entanto, o nosso prefeito que tanto reclama da falta de dinheiro, deve ter gasto uma boa “nota”, prestigiando algo totalmente improdutivo.
  • Diversos friburguenses estão se deslocando para outros municípios, há alguns meses levando seus filhos para a vacinação contra meningite. Esse fato demonstra o quanto Friburgo está largada. Onde estão os nossos homens públicos? Por que a vacina ainda não foi aplicada aqui? Qual a verdadeira razão pela qual municípios menores já fizeram a campanha de vacinação e em Nova Friburgo não se tem uma notícia? Aguardamos respostas.

 

  • Pesquisa da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.