A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento de 1,31% nas contas de luz dos consumidores de baixa tensão (residenciais e rurais) atendidos pela concessionária Enel Rio. O reajuste entrará em vigor neste sábado, 15. Para os consumidores industriais, haverá uma queda de 3,35%. Em Nova Friburgo, a Enel atende a parte do distrito de Campo do Coelho.
O reajuste anual da tarifa é estabelecido pela agência reguladora com base no contrato firmado com a concessionária, considerando fatores como custos operacionais, investimentos e variações do setor elétrico. Neste ano, os custos de distribuição (recursos que ficam com a própria empresa) e de compra de energia foram os que mais subiram. Porém, as despesas com transporte caíram, enquanto encargos e receitas irrecuperáveis (furtos), ficaram praticamente os mesmos. “Os custos de transmissão reduziram de forma expressiva”, observa o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.
A concessionária
A Enel Distribuição Rio atende a cerca de três milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, uma população estimada de 7,1 milhões de habitantes, incluindo Niterói, Região dos Lagos, Centro-Norte e Norte fluminenses, além de parte da Região Serrana.
Deixe o seu comentário