Pesquisa revela que mais de 50% dos empreendedores têm dívidas

Para a maioria, débitos representam até quase a metade dos custos de suas empresas
quinta-feira, 15 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Um levantamento do Sebrae no Estado do Rio de Janeiro aponta que 56% dos empreendedores fluminenses possuem dívidas em aberto, com parcelas em dia ou atrasadas. Para 72% desses donos de pequenos negócios, as dívidas representam até 50% dos custos mensais de suas  empresas, enquanto para 21% esse gasto é superior a 50%. Em contrapartida, 44% dos entrevistados não possuem dívidas.

“A renegociação de dívidas deve ser um ponto de partida para que o empreendedor consiga ficar no azul. Essa capacidade de pagamento precisa estar alinhada com o orçamento da empresa. Por isso, é necessário que essa relação com as instituições financeiras seja próxima. As empresas precisam olhar planilhas e ter um bom planejamento financeiro”, explica Marcos Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio.

Em relação à solicitação de crédito, a pesquisa mostra que 65% das solicitações foram recusadas. Enquanto 30% alegam ter conseguido e 5% ainda esperam uma resposta. Já quando o assunto é o faturamento das empresas em comparação com o ano anterior, o levantamento indica que 36% dos donos de pequenos negócios afirmam que houve queda, 29% mantiveram o rendimento e 23% aumentaram a renda no período.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: