Diversos moradores do entorno da Praça Getúlio Vargas e frequentadores de um dos principais símbolos postais de Nova Friburgo têm entrado em contato com a redação de A VOZ DA SERRA através do WhatsApp da redação - (22) 9 9213 9995 - para observar que as obras de revitalização paisagística daquele espaço estariam em ritmo lento. Alguns até arriscam dizer que a obra teria sido paralisada, pois “sempre que passam por lá, não encontram operários em atividade ou em equipe reduzida”.
Questionada nesta sexta-feira, 15, sobre o andamento das obras da praça, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que as intervenções paisagísticas “encontram-se rigorosamente em dia conforme o cronograma físico-financeiro previamente estabelecido no processo licitatório.” Em nota, a prefeitura disse ainda que “todas as etapas previstas até o momento foram executadas conforme o planejamento, respeitando os prazos, serviços, medições e pagamentos.”
A nota também informa que “entre os serviços executados estão a retirada do piso e meios fios; a sistematização da área do parque infantil, dos canteiros internos e das alamedas; a elaboração de projeto elétrico, hidráulico e topográfico; a execução de valetas e instalação de conduítes do sistema elétrico, entre outros. Nos próximos dias continuarão os serviços de instalação dos canteiros dos jardins, além de serviços civis contemplados nos projetos elétrico e hidráulico.
Todos os serviços seguem o Projeto de Paisagismo aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e disponibilizados para consulta no site da Fundação D João VI. “É importante que os cidadãos entendam que esta é uma obra de paisagismo, numa área tombada, na qual toda a movimentação de serviços é feita com planejamento e critérios, diferentemente de uma obra civil comum”, esclareceu a fundação em comunicado.
TAC da Praça
A maior obra em um jardim público tombado do interior do Brasil teve início no último dia 9 de junho. A intervenção faz parte dos compromissos integrados ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 02/2015, firmado entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de recuperar o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da praça. A obra está a cargo da empresa Terrplan que venceu a licitação ocorrida em outubro do ano passado e executará o serviço por R$ 6.508.936.
Deixe o seu comentário